Perguntas Frequentes (FAQ)

WhatsApp Image 2021-03-07 at 15.30.03.jp
 
 
 
 
 

COMO FAÇO PARA ADOTAR UM PELUDO?

 

Primeiramente, é ter certeza da adoção, se não é um impulso de que você possa se arrepender. 

Para adotar, é preciso lembrar que o animal terá um custo mensal que pode ser variável, com ração, vacinas anuais, idas ao veterinário, amor, companheirismo e muito respeito.

O Iapa fará, a partir de um questionário, uma entrevista escrita com a pessoa interessada, seguindo para o processo de avaliação, visto que, muitas vezes, para um mesmo animal, há várias pessoas interessadas. 

A pessoa deve ser maior de 21 anos, apresentar documentos para cópia digitalizada que confirmem as informações passadas na entrevista, como RG ou habilitação e comprovante de endereço.

Há a taxa de adoção no valor de R$180,00. Todos os animais devem ter a primeira dose da vacina e serem castrados ou ter a castração agendada pela ONG. 

O IAPA GARANTE A SAÚDE DO ANIMAL ADOTADO?

Não, assim como não é possível também garantir que amanhã nós não estaremos doentes. 

Os animais doados pelo Iapa vieram de situação de rua ou resgatados em situação de maus-tratos e, normalmente, chegam desnutridos, feridos e até com traumas emocionais.

Todos passam por todo processo interno de acompanhamento veterinário das situações clínicas apresentadas no momento, são tratados e disponibilizados para adoção. 

Caso algum animal venha a ter um problema de saúde futuro, temos hospitais parceiros com descontos para os animais adotados no Iapa ou você pode tratá-lo em seu veterinário de confiança. 

ONDE ESTÁ LOCALIZADO O IAPA? COMO FAÇO PARA VISITAR OS ANIMAIS?

A sede do IAPA fica na zona Sul de São Paulo. NÃO temos abrigo próprio, temos centenas de animais em lares temporários solidários, abrigos que foram abandonados por seu fundador ou falência e abrigos pagos.

Por motivo de controle na quantidade de animais que resgatamos (só assim conseguimos garantir alimento e tratamento para todos), NÃO divulgamos nosso endereço. Infelizmente, algumas pessoas acham mais fácil abandonar seus animais na frente do IAPA, causando uma superlotação que coloca a vida dos animais em risco e também a saúde financeira da ONG.

Os animais adotados são entregues, na maioria das vezes, em nossa sede. Somente após a reserva do animal, é passado ao futuro tutor nosso endereço. 

Nossos animais estão expostos no site, Instagram, Facebook, presencialmente nas lojas PETZ Ricardo Jafet e Imigrantes.

COMO FAÇO PARA DOAR UM ANIMAL PARA O IAPA?

O IAPA não tem abrigo próprio e já trabalha na capacidade máxima de animais para os quais consegue dar atenção financeira e emocional. NÃO recebemos animais, seja porque a pessoa desistiu de continuar sendo seu tutor ou porque encontrou o animal na rua. 

Nossos animais são resgatados em 3 regiões carentes de São Paulo, onde procuramos reduzir a população de rua e dar assistência aos que estão precisando de cuidados médicos e hospitalares. 

Se você se encontra nas situações acima, faça fotos bem legais destes animais e coloque nas redes sociais para adoção ou ajuda, afinal, quanto maior a rede de divulgação (conhecidos, amigos, etc.) mais rapidamente você conseguirá ajuda e, você proporcionará um final digno para este animal. 

COMO POSSO AJUDAR O IAPA?

Você pode se voluntariar sendo lar temporário de um peludo ou uma gestante/mãezinha. Neste caso, o animal ficará sob os seus cuidados e com o suporte da ONG durante o tempo combinado entre as partes. O LTS recebe ração, medicação e o que for necessário para cuidar do peludo durante este tempo. Gastos com hospitalização e tratamentos são por conta do IAPA em nossos hospitais parceiros. 

 

Você pode apadrinhar um peludo, ajudando nos custos que temos com eles mensalmente até serem adotados. No site do IAPA, você pode escolher qual é o animal que deseja apadrinhar.

Alguns animais chegam em situação de emergência à ONG. Neste caso, ele será para o IAPA um animal de alto custo, e você pode contribuir com parte das despesas dele ou até assumindo todo o tratamento. Toda ajuda é muito bem-vinda, sobretudo porque NÃO temos ajuda de órgãos públicos e, assim, conseguir todo o valor necessário para custear nossas despesas é um desafio mensal. 

 

Temos vários produtos com a marca do IAPA e todo o valor é repassado para o uso com os animais. (DISPONÍVEL EM BREVE)

Aceitamos doação de rações de cães e gatos, que podem ser entregues no endereço de nossos parceiros. Nosso consumo médio gira em 1 tonelada e meia por mês.

Todo medicamento, seja ele de uso veterinário ou humano, é bem-vindo, já que o custo com farmácia mensal é muito grande. As medicações podem estar abertas se forem cápsulas e comprimidos, desde que estejam dentro da data de vencimento.

Você pode enviar sua doação para a VetMétodo, localizada na Av. Afonso Mariano Fagundes, 136, Saúde, SP, CEP 04054-000. 

LOJA ONLINE